Última edição

Vestibular da UFSM deixa legado de ensino qualificado ao país

Manuela Vasconcellos

"

Um dos mais tradicionais concursos do interior do Estado deve ter seu fim a partir desta edição. O vestibular 2014 da UFSM, que começa nesta sexta-feira e segue até domingo, já deixa saudades pelo legado na área de educação, que foi referência no país.

:: Leia todas as notícias sobre o Vestibular 2014

A partir desta sexta-feira, mais de 40 mil candidatos participam de um processo histórico, considerado assim tanto pela grande quantidade de vagas e cursos ofertados como pelo fato de ser, provavelmente, o último.

:: Tudo o que você precisa saber para o vestibular
:: Ônibus terão horários especiais para atender vestibulandos em Santa Maria
:: Trânsito no domingo de vestibular será de mão única na Faixa Nova de Camobi


Em maio deste ano, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Federal decidiu aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa apenas as notas do Enem para classificação. Após intervenção da Justiça, que considerou haver prejuízos aos estudantes, o processo seletivo foi confirmado para este ano. No próximo dia 19, o Cepe se reúne para votar novamente a proposta de adesão ao Sisu. Caso a resposta seja positiva, nos próximos dois anos, serão realizados somente os processos seletivos Seriados 2 e 3.

Professores da instituição afirmam que a cinquentona UFSM apenas tenta se adaptar ao sistema de ensino atual, como há anos vem fazendo (acompanhe a evolução do vestibular no quadro abaixo). Para outros, o uso do Sisu representa o encerramento de um ciclo histórico baseado na qualidade da educação e da seleção de novos estudantes para a instituição.

_ O vestibular sempre primou por segurança e por provas muito bem estruturadas. Agora, de um dia para o outro, isso tudo vai deixar de existir _ relata um servidor que preferiu não ser identificado.

Uma longa trajetória

A UFSM aplica o vestibular desde antes da fundação da instituição. Ao longo dessas mais de cinco décadas, sofreu mudanças e adaptações devido ao crescente número de graduandos. Com isso, a Federal acompanhou a trajetória do Ensino Superior no país, figurando entre as mais importantes instituições em função de pioneirismos.

_ O Peies (Programa Experimental de Ingresso ao Ensino Superiorr) elevou a importância da universidade frente ao Brasil. Fomos copiados por muitas instituições de ensino e convidados a fazer palestras em diversas escolas. Com o Peies, nunca houve interação tão grande entre a comunidade acadêmica e a escola _ explica o atual presidente da Coperves, Edgar Durante, que já integrava a entidade quando o Peies foi criado.

Outra questão de grande valia para a instituição foi o melhoramento da qualidade das provas e a informatização da Coperves.

_ As provas são muito bem feitas. Tanto que estudamos pelas provas antigas _ avalia Sinara Melo Machado, 20 anos, que tentará Fisioterapia pelo segundo ano consecutivo.

AO LONGO DOS ANOS

Confira as principais mudanças do vestibular ao longo dos anos, na UFSM. As alterações acompanharam evoluções do Ministério da Educação:

1930
-&nbs"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Coperves divulga gabaritos do primeiro dia de prova

Próximo

Pais de vítimas do incêndio da Kiss pintam a fachada de preto

Geral